Para quem não sabe, de acordo com as religiões afro-brasileiras, hoje (dia 27 de setembro) é comemorado o dia de São Cosme e São Damião, como são conhecidos os gêmeos santos de origem árabe, com fama no mundo inteiro por suas boas ações. A Igreja Católica comemora dia 26 de setembro, já a Ortodoxa dia 1 de novembro. (Saiba mais http://pt.wikipedia.org/wiki/Cosme_e_Damião )
Só de pensar nesse nome "São Cosme Damião" faço uma espécie de viagem, indo para algum tempo distante na minha infância, quando dia de São Cosme e São Damião eram sinônimos de festa, doce e muita alegria. Lembro de quando era pequeno e morava em São Paulo, meus pais frequentavam um Centro Espirita na periferia da capital e eu os acompanhava. Ao chegar no "centro" eu já me animava ao ver as outras crianças correndo com as mãos cheias de doces, balas e pipocas, sem esquecer dos brinquedos de plástico (simples mas que faziam o mesmo, ou até maior, sucesso que brinquedos caros de marca); sem perder tempo eu corria em direção a fila para receber meu saco com os brindes. Ou então me vejo criança novamente, porém um pouco mais velho (a partir dos meus 11 anos), correndo pelas ruas do bairro que nasci em Belo Horizonte, parando em toda casa que oferecia doces e brinquedos para a criançada, uma caçada tipo "trick or treat" do Halloween nos Estados Unidos.
Deu saudade desse tempo de quando eu era criança e que um saco cheio de balas (chita e fruta/macia), pirulitos de chiclete, guarda-chuvinha de chocolate, canudinho(doce-de-leite), doce de abóbora(em forma de coração), um saco de pipoca Aritana (aquela do He-man) e um carrinho de plástico me faziam feliz. Eu não fazia idéia do que era desigualdade social e mesmo assim por um instante sentia que todo mundo, ou pelo menos nós crianças, éramos iguais. Hoje lembro com nostalgia, pois não vejo as crianças correndo atrás dos doces e nem as pessoas oferecendo os doces a elas. Quem não se lembra de ao menos uma vez na infância ter se deliciado com os agrados dessa data? VIVA COSME & DAMIÃO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário